Suga participará da Cúpula Quad em Washington
O primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, sairá de Tóquio nesta quinta-feira (23) para Washington, para participar de uma cúpula quadripartite com os líderes dos Estados Unidos, Austrália e Índia.
Esta será a primeira reunião de cúpula presencial da aliança Quad.
Suga pretende reafirmar a importância da cooperação entre as quatro nações, que compartilham valores básicos, para promover uma região Indo-Pacífico livre e aberta, baseada no Estado de Direito.
Aparentemente, a iniciativa tem como objetivo combater as atividades cada vez mais hegemônicas da China.
Suga espera que os países concordem em trabalhar juntos em uma série de questões, tais como medidas anti-coronavírus, incluindo distribuição justa de vacinas, redes 5G de ultra-alta velocidade, biotecnologia avançada e mudança climática.
Ele também pretende discutir as respostas à tomada de poder do Afeganistão pelo Talibã e aos lançamentos de mísseis balísticos da Coréia do Norte.
Suga está tomando providências para realizar conversações separadas com os outros líderes durante sua estada em Washington.
Ele espera reafirmar mais colaboração nos campos da economia e da segurança para que a próxima administração possa manter fortes relações com os três países depois que ele deixar o comando do país no próximo mês.
- Chamadas suspeitas com número da Polícia de Tóquio geram alerta - 15 de março de 2025 3:20 am
- Presidente interino da Síria assina declaração constitucional baseada na sharia - 15 de março de 2025 3:13 am
- G7 alerta Rússia sobre novas sanções sem acordo de cessar-fogo - 15 de março de 2025 3:00 am