Suga discursa na Assembléia Geral da ONU
O primeiro-ministro japonês Suga Yoshihide fez um discurso abrangente na Assembléia Geral da ONU em Nova Iorque.
Em um discurso pré-gravado na sexta-feira (24), ele disse que é importante garantir o acesso equitativo às vacinas contra o coronavírus chinês em todos os cantos do mundo. Ele reafirmou o compromisso de fornecer mais 60 milhões de doses a outros países e regiões.
Suga também se referiu aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio. Ele disse que havia várias opiniões sobre a realização dos Jogos, mas o Japão cumpriu sua responsabilidade como país anfitrião.
Suga descreveu os Jogos como um símbolo de unidade global em um momento em que a humanidade está enfrentando dificuldades incomensuráveis.
Ele também disse estar convencido de que a base dos esforços para alcançar a paz e a prosperidade não deveria ser a força, mas uma ordem internacional livre e aberta.
Suga enfatizou que o Japão trabalhará para realizar uma região indo-pacífica livre e aberta.
O primeiro-ministro disse que o mundo deveria evitar que o Afeganistão se tornasse, mais uma vez, um paraíso para os terroristas sob o domínio do Talibã, acrescentando que é imperativo garantir a segurança das organizações de ajuda humanitária e proteger os direitos humanos, especialmente os das mulheres.
Suga disse que o Japão irá monitorar cuidadosamente as ações do Talibã para ver se elas honram os compromissos que anunciaram publicamente.
Ele também condenou a Coréia do Norte por seus recentes lançamentos de mísseis balísticos e os descreveu como uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
Suga expressou a esperança de que o Norte se engaje em esforços diplomáticos e faça progressos nas conversações de desnuclearização entre Washington e Pyongyang.
Ao final de seu discurso, Suga referiu-se à “incontável assistência” que o Japão recebeu da comunidade internacional em 2011, quando um grande terremoto e tsunami atingiu o nordeste do país.
Suga disse que o Japão sofreu uma devastação sem precedentes, mas tomou medidas para a recuperação graças a esse apoio. Ele acrescentou que isto é um lembrete da importância da colaboração internacional.
Suga concluiu com um compromisso de promover ainda mais o multilateralismo para resolver os desafios globais.
- Novo reator nuclear francês é conectado à rede elétrica - 23 de dezembro de 2024 4:32 am
- Islândia tem presidente e premiê mulheres pela primeira vez - 23 de dezembro de 2024 4:26 am
- Japão ampliará uso de IA generativa em escolas - 23 de dezembro de 2024 4:21 am