OCDE reduz as perspectivas de crescimento global devido a propagação de variantes do coronavírus chinês
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, revisou para baixo sua previsão de crescimento global para este ano, citando a propagação de variantes do coronavírus chinês.
A OCDE divulgou sua última previsão nesta terça-feira (21). Ela agora espera que a economia global se expanda em 5,7%, 0,1 ponto abaixo da previsão anterior em maio.
A previsão para a China foi mantida inalterada em 8,5%, enquanto a organização reduziu sua projeção dos EUA em 0,9 pontos, para 6%.
A previsão do Japão foi reduzida em 0,1% para 2,5% devido ao impacto do prolongado estado de emergência sobre o consumo.
A OCDE prevê que o crescimento econômico global continuará a ser forte. Ela também destaca o risco de aceleração da inflação no curto prazo causado por fatores como um aumento da demanda.
Enquanto isso, o Banco Asiático de Desenvolvimento – BAD, reduziu sua previsão de crescimento para o Sudeste Asiático, citando a propagação do coronavírus chinês.
O BAD espera que a economia da região cresça 3,1% este ano, 1,3% abaixo de sua previsão de abril.
A previsão de crescimento para a Tailândia foi reduzida em 2,2% para 0,8%, a da Indonésia foi reduzida em 1% para 3,5%, enquanto a do Vietnã foi reduzida em 2,9% para 3,8%.
O BAD revisou sua projeção para toda a região Ásia-Pacífico em apenas 0,2% para 7,1% de crescimento, pois manteve sua previsão para a China inalterada.
Nações industrializadas como Japão e Austrália não foram incluídas.
O banco disse que o caminho de recuperação dentro da região continua desigual devido ao progresso desigual da vacinação.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am