Mural em homenagem ao médico japonês morto no Afeganistão é vandalizado
Um retrato em homenagem a um médico japonês que contribuiu durante muitos anos para a reconstrução do país, foi vandalizado e substituído por palavras, aparentemente, elogiando o domínio do Talibã, em Cabul.
Uma equipe da NHK confirmou neste domingo (5) que o mural de Nakamura Tetsu pintado em uma parede em Cabul, havia sido pintado de branco.
A pintura original foi criada em sua memória por membros de um grupo civil local e outros. Nakamura foi assassinado a bala em dezembro de 2019 por um grupo armado enquanto viajava de carro na cidade de Jalalabad, no leste do Afeganistão.
O mural apresentava o perfil de Nakamura, as flores de ameixa e um poema dedicado a ele contra o pano de fundo da bandeira nacional japonesa. Seu rosto e o poema foram pintados de branco e um slogan foi escrito em seu lugar que felicita o povo do Afeganistão pela “independência” do país.
Também foram rabiscadas nas paredes próximas as palavras “nossa nação derrotou a América. Fim da ocupação e início da independência”.
Ainda não se sabe quem desfigurou a obra de arte original. Mas acredita-se que os membros do Talibã ou seus apoiadores possam ser responsáveis.
Terroristas talibãs demoliram duas estátuas de Buda Bamiyan, mundialmente famosas, em 2001, quando estavam efetivamente no controle da maior parte da nação. Eles disseram, na época, que a adoração de ídolos e retratos são contra os ensinamentos do Islã.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am