Ministros chinês e japonês visitam o Vietnã
China e o Vietnã que deverão expandir seu relacionamento.
O Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, encontrou-se com o Secretário Geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, neste sábado (11), durante sua visita ao país do sudeste asiático.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse que durante a reunião, Wang descreveu as relações Sino-Vietnamita como tendo uma importância estratégica especial.
Ele acrescentou que, diante de uma situação internacional complexa, os dois países deveriam aprofundar a confiança política e fortalecer a unidade e a cooperação.
Trong observou que ninguém pode prejudicar a unidade e a cooperação entre os dois países. Enquanto isso, o Ministro da Defesa do Japão, Kishi Nobuo, manteve conversações com o Ministro da Defesa do Vietnã, Phan Van Giang, em Hanói.
Os dois ministros concordaram em manter a ordem internacional existente com base no Estado de Direito. Acredita-se que eles tenham em mente as atividades marítimas da China.
Kishi expressou sérias preocupações sobre a Lei da Guarda Costeira da China, que permite o uso de armas.
Ele declarou forte oposição a qualquer tentativa unilateral de alterar o “status quo” por coerção.
Os dois países assinaram um acordo para transferir equipamentos e tecnologia de defesa.
Os ministros confirmaram que seus países promoverão a cooperação de defesa e consultar-se-ão mutuamente sobre a transferência de equipamentos específicos, incluindo embarcações.
A reunião durou mais de 90 minutos.
O Vietnã também foi o destino de dois altos funcionários dos EUA. O Secretário de Defesa, Lloyd Austin, visitou o país em julho e a Vice-Presidente, Kamala Harris, esteve presente em agosto.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am