Marcelo Galter lança “Cobra Coral”, primeiro single do álbum solo
O pianista baiano Marcelo Galter, que integra o quinteto de jazz do maestro Letieres Leite, vai lançar seu primeiro disco solo, “Bacia do Cobre”, pela gravadora Rocinante, no dia 24 de setembro. O single, “Cobra Coral” acaba de chegar às plataformas trazendo arranjos inspirados na ideia de circularidade e também em uma famosa lenda de violeiros nordestinos.
Além de maestro, Galter já acompanhou nomes como Maria Bethânia (foram cinco canções só com ele e ela no palco, no show Claros Breus), Hermeto Pascoal, Omara Portuondo, Nelson Veras, Mu Mbana, Stanley Clarke, Tiganá Santana, Margareth Menezes e Carlinhos Brown.
“Cobra Coral” será o primeiro single que o público conhecerá do álbum “Bacia do Cobre”, do pianista baiano Marcelo Galter, a ser lançado no dia 24 deste mês pela nova gravadora Rocinante. A música, que acaba de chegar às plataformas digitais, nasceu em torno de experimentações em cima de um dos modos coletados pelo Olivier Messiaen.
“A ideia do tema é a busca pela circularidade, um conceito muito presente na música africana. No piano, exploro a transposição da linguagem rítmica do atabaque rum, fonte de inspiração para quase todas músicas do disco. O que gosto mais nela é a mistura do singelo presente nos acordes em estilo ‘coral a quatro vozes’, com o denso presente nas texturas rítmicas e melódicas dos temas”, diz Galter.
A frase do contrabaixo tem uma sinuosidade que lembra o movimento de uma cobra coral. O pianista também recorda de uma lenda nordestina, famosa entre os violeiros: Quem consegue tocar viola com uma cobra coral na mão, recebe poderes sobrenaturais para dedilhar o instrumento. “Fizemos uma brincadeira com a lenda e colocamos um ostinato desafiador no contrabaixo. Quem toca aquilo ali bem, passa de fase”, diz, sorrindo.
Acostumado a colocar as suas teclas a serviço do Letieres Leite Quinteto, o músico já acompanhou grandes nomes, como Maria Bethânia, Hermeto Pascoal, Omara Portuondo, Nelson Veras, Mu Mbana, Stanley Clarke, Tiganá Santana, Margareth Menezes e Carlinhos Brown. O nome “Bacia do Cobre” é uma homenagem à área de proteção ambiental onde ele cresceu, em Pirajá, dos últimos remanescentes de Mata Atlântica na capital baiana.
Rocinante nas redes: Rocinante | Instagram | YouTube | LinkTree
Belmira Comunicação:
Monica Ramalho (21) 9.9163.0840 – monica@belmira.com.br
Rafael Millon (21) 9.8558.9849 – rafael@belmira.com.br
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am