Larissa Vereza é semifinalista do Festival da Canção Aliança Francesa
A premiada atriz, roteirista e diretora de cinema Larissa Vereza, estará mostrando um outro lado artístico, o de cantora. Ela é uma das semifinalistas do Festival da Canção Aliança Francesa (edição 2021) com apresentações transmitidas ao vivo pelo youtube em outubro e novembro. Formada em Acting For Film pela New York Film Academy de Los Angeles, Larissa está filmando o seu primeiro longa-metragem, Hidden Memories (Memórias Ocultas), escrito, dirigido e protagonizado por ela. No elenco estão o marido Emiliano Ruschel, seu pai Carlos Vereza, Analu Prestes, Steve Tom, Nancy Younblut, David Herman e Del Hunter-White.
Larissa Vereza estudou Música na adolescência, fazendo 2 anos de canto e violino na Escola de Música Villa Lobos. Tocou bateria em uma banda de punk rock feminina chamada Staples durante a adolescência. Quando mudou para Los Angeles, conheceu o ukulele e começou a gravar vídeos cantando e tocando em um projeto que criou chamado Ukulele Pep Mundo, tendo gravado na França e Los Angeles. No início de 2020 gravou o seu primeiro CD, mas devido a pandemia acabou adiando, mas ela tem planos de lança-lo ainda esse ano.
O Festival da Canção Francesa foi criado em 2008, pela Aliança Francesa de Porto Alegre, tornando-se uma referência em matéria de música contemporânea francesa e francófona no país, e acontecendo em escala nacional. O Festival é considerado o maior concurso nacional dedicado à canção francófona, e tem sido palco para cantores brasileiros profissionais ou amadores. Com semifinais regionais e uma grande final sediada em uma cidade diferente a cada ano, tem atraído os amantes da música francesa por todo o país.
Em 2019, o festival foi renomeado para Festival da Canção Aliança Francesa, com a intenção valorizar a diversidade cultural existente por trás da língua francesa, integrando músicas de países francófonos da África, da América e da Europa.
As inscrições aconteceram online até 31 de agosto, com participantes de várias regiões, que enviaram uma gravação interpretando uma música em francês. A final ocorrerá também online, no dia 27 de novembro pelo youtube. O festival tem como madrinha a escritora, cantora, compositora, poeta e atriz, Letícia Novaes (Letrux) um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea e como padrinho, o cantor francês Ben L’Oncle Soul (seu último álbum Addicted to You) é uma viagem ao coração dos ritmos e sons de sua infância. Do RnB ao Reggae, ou do Jazz ao Hip Hop, Ben era conhecido anteriormente por “L’Oncle Soul” (Tio Soul).
Além de Letrux e Ben L’Oncle Soul, participam do júri as cantoras e compositoras Flavia Coelho e Luedji Luna, e o artista, dançarino e cantor L´Homme Statue. Os vencedores receberão as seguintes premiações:
Primeiro lugar (1 passagem de ida e volta para Paris + 5 noites de hospedagem + um passe para o MaMA Festival & Convention, maior encontro da indústria musical na França, a ser realizado em outubro de 2022).
Segundo lugar: (Final de semana no Club Med, com uma estadia all inclusive para 2 pessoas em qualquer resort no Brasil, seja Lake Paradise, Rio das Pedras ou Trancoso.
Terceiro lugar: Uma diária de gravação em um estúdio profissional no valor máximo de R$ 1000,00 (mil reais).
O Festival da Canção Francesa tem parcerias no Brasil e na França como a Air France (companhia aérea), Club Med (No Brasil, existem 3 resorts: o resort Club Med Lake Paradise perto da capital de São Paulo, na beira do lago da represa Taiaçupeba, um verdadeiro oásis de verde; o resort Club Med Rio das Pedras na costa verde do Rio de Janeiro, no coração da Mata Atlântica; e o resort Club Med Trancoso no sul da Bahia em Trancos, um paraíso natural em clima boêmio), MaMA Festival & Convention (o maior encontro francês da indústria musical na França, reunindo gravadoras independentes, artistas, produtores de shows, locais de shows e festivais, editores, startups, criadores de conteúdo digital e mídia), Embaixada da França no Brasil, em Brasília, “What The France” (é a marca de recomendação do CNM (Centre national de la musique / Centro nacional de música), criada para destacar a diversidade da música produzida na França. Através de um site de notícias, playlists e eventos) e a What The France (que apresenta as últimas novidades da produção musical francesa).
Para maiores informações, acesse o site:https://festivaldacancaoaf.com.br/historico/
Da Redação By Cleo Oshiro
- Duda Jardim e Elaine Frere lançam “Vadiar e Amar” - 9 de janeiro de 2024 12:40 pm
- Puritan retorna com nova formação - 7 de janeiro de 2024 1:48 pm
- Jerusalem: lendas do hard rock sueco lançam o álbum “Stygn” - 31 de dezembro de 2023 7:43 am