Atletas paraolímpicos afegãos deixaram o Japão
Dois atletas do Afeganistão que participaram das Paraolimpíadas Tóquio 2020 partiram de Tóquio em um vôo para Paris.
Fontes informam que Hossain Rasouli e Zakia Khudadadi partiram do aeroporto de Haneda na segunda-feira (6) à noite.
Os dois atletas haviam, inicialmente, perdido a esperança de competir em Tóquio depois que o Talibã derrubou o governo no Afeganistão, privando-os de uma maneira segura de viajar.
Mas, eventualmente, conseguiram sair do Afeganistão e chegaram ao Japão via França no final de agosto, dias após a abertura dos Paraolímpicos.
Rasouli chegou tarde demais para a corrida de 100 metros na qual estava programado para competir. Em vez disso, ele participou do salto em distância e terminou em 13º lugar.
Khudadadi, que se tornou apenas a segunda mulher afegã a competir nas Paraolímpicas, participou de duas lutas de taekwondo.
O presidente do Comitê Paraolímpico Internacional, Andrew Parsons, prometeu continuar apoiando os dois afegãos após os Jogos de Tóquio.
Parsons disse à NHK na última quinta-feira (2) que, embora não saiba onde os atletas irão residir, o IPC irá cooperar com o comitê paraolímpico local para continuar prestando assistência assim que eles se instalarem.
- Japão busca aumentar vendas de alimentos para turistas e no exterior - 13 de março de 2025 2:44 am
- Fragata do Japão chega à Austrália para exercícios conjuntos - 13 de março de 2025 2:21 am
- Príncipes do Japão visitam local da Expo 2025 em Osaka - 13 de março de 2025 2:12 am