Talibãs reivindicam o controle de partes do aeroporto de Cabul
Um porta-voz do Talibã disse à NHK que o grupo assumiu o controle de partes do aeroporto internacional de Cabul, que foram desocupadas pelos militares dos EUA.
Zabihullah Mujahid fez o comentário no domingo (29), dois dias antes do prazo de 31 de agosto para a retirada das tropas americanas do Afeganistão.
Mujahid disse que o Talibã está otimista com a retirada completa das forças estrangeiras do aeroporto. Ele acrescentou que o grupo colocará todo o aeroporto sob seu controle em um futuro próximo.
O Talibã está pedindo a retirada não só das forças dos EUA, mas também do pessoal dos países membros da OTAN, que têm administrado o controle de tráfego aéreo, segurança e outras tarefas no aeroporto.
Entretanto, acredita-se que o Talibã tenha falta de pessoal treinado que possa operar o aeroporto, o que leva alguns no governo dos EUA a questionar se o grupo poderá operar vôos como de costume a partir do próximo mês.
Os Talibãs têm procurado a cooperação da Turquia, que tem estado envolvida na administração de operações militares no aeroporto.
A atenção está voltada para saber se o Talibã pode assegurar a assistência necessária para manter o aeroporto operando para permitir o transporte aéreo de suprimentos de socorro para o Afeganistão a partir das Nações Unidas e outras entidades.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm