Talibã se prepara para iniciar nova administração no Afeganistão
A população do Afeganistão está esperando com ansiedade e um senso de alerta para ver como o Talibã iniciará uma nova administração, uma semana após o grupo terrorista ter tomado o controle de Cabul.
O Talibã tomou o controle da capital em 15 de agosto, provocando o colapso do governo. Isso aconteceu quando as forças norte-americanas se retiraram do Afeganistão.
Os mercados em Cabul estão se reabrindo, e a vida cotidiana das pessoas recuperou um certo grau de calma.
Mas muitas lojas e todos os bancos permanecem fechados. Muitas pessoas estão ficando em casa, aparentemente observando a situação.
A agitação continua no aeroporto internacional de Cabul, assolado por pessoas que tentam fugir do país.
A Embaixada dos EUA em Cabul emitiu um alerta no sábado (21), aconselhando os americanos a permanecerem afastados do aeroporto até receberem uma nova instrução, citando potenciais ameaças à segurança.
O líder número dois do Talibã, Mullah Abdul Ghani Baradar, chegou em Cabul da cidade sulista de Kandahar na sexta-feira. Espera-se que ele lidere as conversações do grupo para formar uma nova administração.
A agência de notícias Reuters citou um porta-voz do Talibã dizendo que o grupo pretende revelar uma nova estrutura de governo nas próximas semanas.
A ansiedade está aumentando entre o povo do Afeganistão. O Talibã impôs regras islâmicas rigorosas e violou os direitos humanos enquanto controlava o país de 1996 a 2001.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm