Talibã reforça o controle do capital afegã
Os Talibãs estão reforçando seu domínio sobre Cabul, com os militantes assumindo patrulhamento e outras funções das forças de segurança do Afeganistão, agora extintas.
Os combatentes talibãs armados foram vistos patrulhando e permanecendo nos postos de controle no centro de Cabul na segunda-feira (16), depois que o presidente Ashraf Ghani fugiu do país e seu governo, efetivamente, entrou em colapso.
O avanço do grupo para a capital ocorreu quando as forças dos EUA devem completar a retirada do Afeganistão até o final deste mês, após quase 20 anos de operações militares.
O proprietário de um restaurante em Cabul disse que até agora não há caos nas ruas, já que as pessoas estão ficando em casa. Mas ele disse que as pessoas têm medo da situação, pois ela as faz lembrar o que o grupo fez nos anos 90.
O proprietário disse que quer deixar o país, mas não tem dinheiro suficiente para fazer isso.
Dezenas de civis afluíram ao aeroporto internacional de Cabul, na esperança de deixar o país. Múltiplas pessoas morreram no caos, segundo informações.
Os talibãs conclamaram os cidadãos a permanecerem calmos, dizendo que sua vida, propriedade e honra não serão prejudicadas.
Mas o medo está crescendo entre a população sobre um possível retorno ao seu regime opressivo.
- 7-Eleven testa robôs de entrega autônoma em Tóquio - 6 de novembro de 2024 5:30 pm
- Rússia se esquiva de comentar chegada de tropas norte-coreanas nas linhas de frente - 6 de novembro de 2024 1:58 pm
- Netanyahu demite ministro da Defesa em meio à crise em Gaza - 6 de novembro de 2024 1:50 pm