Talibã aceita vôos de evacuação das SDF do Japão
Os Talibãs dizem que aceitarão o envio de aviões de transporte da Força Aérea de Auto-Defesa do Japão, ou Self-Defense Force para evacuar cidadãos japoneses e outros do Afeganistão.
A NHK falou com o porta-voz do Talibã, Qari Yousaf Ahmadi, sobre o assunto na terça-feira (24). Falando em Pashtun, ele disse que se o governo japonês “pode tomar providências por conta própria e pode evacuar seus cidadãos, nós não temos nenhum problema”. Ele disse: “Eles estão autorizados a evacuá-los”.
Três aeronaves da SDF deixaram o Japão na terça-feira (24) em uma missão para evacuar os cidadãos japoneses e o pessoal local da Embaixada do Japão em Cabul e outras organizações.
Tem havido o caos no aeroporto de Cabul e em seus arredores, com multidões de pessoas procurando fugir do Afeganistão. Governos estrangeiros têm enviado aviões para evacuar seus cidadãos e afegãos. Mas o agravamento da situação de segurança em Cabul tem dificultado a evacuação tranquila dos civis.
Os Estados Unidos estabeleceram 31 de agosto como prazo final para a retirada das tropas americanas do Afeganistão. A administração do Presidente dos EUA Joe Biden está considerando prorrogar o prazo. Mas os Talibãs advertiram contra isso.
Os líderes do Grupo das Sete Nações devem realizar uma reunião on-line nesta terça-feira (24) para discutir formas de cooperação para realizar evacuações seguras.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm