Recorde de novos casos de infecção por coronavírus chinês em Tóquio e em todo o país
Tóquio registrou seu maior número diário de casos de infecção por coronavírus chinês nesta quinta-feira (5), superando 5.000. Em todo o país, os casos ultrapassaram 15.000, marcando um recorde pelo segundo dia consecutivo.
As autoridades de Tóquio confirmaram 5.042 novos casos diários. À medida que os casos continuam a crescer em todo o país, os especialistas estão expressando uma maior sensação de crise e urgência.
As províncias de Tóquio, Saitama, Chiba, Kanagawa, Osaka e Okinawa já estão em estado de emergência.
As prefeituras de Hokkaido, Ishikawa, Hyogo, Kyoto e Fukuoka estão tomando medidas anti-vírus intensivas em áreas e períodos limitados.
O governo expandiu as medidas de quase emergência para as províncias de Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Shizuoka, Aichi, Shiga e Kumamoto de 8 a 31 de agosto.
O ministro responsável pela resposta do coronavírus informou ao painel consultivo que a situação entrou em uma nova fase.
Nishimura Yasutoshi disse: “Muitas partes do Japão estão vendo um aumento sem precedentes e extremamente rápido no número de novos casos de coronavírus chinês”.
Ele disse que o número de pacientes graves também dobrou nas últimas duas semanas, colocando o sistema de saúde sob grande pressão.
Nishimura disse que as medidas focalizadas continuariam a incluir o pedido a bares e restaurantes que parassem de servir álcool em certas regiões.
Ele disse que o governo trabalhará para garantir que os serviços médicos necessários sejam prestados. Ele também exortará as pessoas a não viajar durante as férias de verão.
O chefe do painel consultivo disse que o governo ainda tem trabalho a fazer para impedir a propagação do vírus.
Omi Shigeru disse: “Nós basicamente concordamos com o plano do governo, mas alguns membros disseram que um estado de emergência em todo o país deveria ser declarado. No entanto, mesmo as áreas atualmente sob o estado de emergência não viram melhorias suficientes. O governo deveria comunicar uma mensagem mais convincente e medidas anti-vírus”.
Omi disse que se os casos continuarem a subir, o governo pode ter que considerar a mudança ou a criação de leis para introduzir medidas mais fortes, tais como o lockdowns.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am