Quatro navios da guarda costeira chinesa invadiram águas territoriais do Japão
A Guarda Costeira do Japão informou que quatro embarcações do governo chinês entraram nas águas territoriais japonesas ao largo das Ilhas Senkaku nesta segunda-feira (30) de manhã.
As embarcações estavam se aproximando de um barco de pesca japonês. O pessoal da Guarda Costeira está tentando garantir a segurança dos pescadores japoneses, e eles estão advertindo as embarcações chinesas para deixarem imediatamente as águas.
O Japão controla as ilhas. O governo japonês afirma que as ilhas são uma parte inerente do território japonês. China e Taiwan também as reivindicam.
A Guarda Costeira disse que os quatro navios chineses entraram nas águas territoriais do Japão ao largo da Ilha Uotsuri e da Ilha Minamikojima, duas das Ilhas Senkaku, uma após a outra, com início por volta das 2h40 da manhã.
A partir das 3h30 da manhã, três dos navios estavam navegando 12 a 17 quilômetros ao sul da Ilha Uotsuri. A outra viajava cerca de 15 quilômetros a sudoeste da Ilha Minamikojima.
Esta é a 28ª ocasião, neste ano, em que os navios do governo chinês invadiram águas territoriais do Japão ao largo das ilhas Senkaku. A última intrusão foi relatada no sábado (28).
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am