Previsão de fortes chuvas para o oeste e centro do Japão
Uma frente estacionária deve trazer chuvas fortes e esporádicas para o oeste do Japão e para a região Tokai até quinta-feira (19).
Devido à frente, algumas áreas na região de Kyushu, no sudoeste do Japão, receberam mais da metade da precipitação anual em uma semana. As autoridades meteorológicas dizem que mais chuva poderia aumentar drasticamente o risco de desastre.
Eles estão alertando sobre possíveis deslizamentos de terra e inundações, e estão aconselhando os residentes a buscar segurança.
Do meio-dia às 13h de quarta-feira (18), 51 milímetros de chuva intensa caíram na cidade de Yusuhara, na província de Kochi. A cidade de Susono, na Província de Shizuoka, recebeu 46 milímetros de chuva. Na cidade de Makurazaki, Prefeitura de Kagoshima, houve uma chuva recorde de 523,5 milímetros nas últimas 48 horas.
Desde que a chuva começou há uma semana, Unzendake na Província de Nagasaki recebeu 1.242 milímetros de chuva até as 13 horas de quarta-feira (18). No mesmo período, a cidade de Ureshino na Província de Saga registrou 1.171 milímetros, e a cidade de Hiroshima quase 550 milímetros.
As autoridades meteorológicas estão alertando para o alto risco de deslizamentos de terra nas províncias de Kagoshima, Kumamoto, Tokushima, Aichi, Gifu, Shizuoka, Yamanashi e Nagano, já que receberam grandes quantidades de chuva.
Foram emitidos alertas de deslizamento de terra em algumas áreas.
As autoridades meteorológicas esperam mais chuva por causa de uma entrada de ar quente e úmido no sistema de baixa pressão no oeste do Mar do Japão, e uma desestabilização das condições atmosféricas devido a uma sobrecarga de massa de ar frio.
As chuvas extremamente fortes, de mais de 50 milímetros por hora, podem cair no oeste do Japão e na região Tokai.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am