Presidente de Taiwan apela para que o Japão e outros se unam para manter a paz no Estreito de Taiwan
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, convidou o Japão e outros países desenvolvidos a intensificarem a cooperação para ajudar a garantir a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan.
Tsai fez o apelo em uma entrevista online para a revista mensal japonesa Bungei Shunju publicada na terça-feira (10).
Ela mencionou a declaração conjunta emitida após uma cúpula Japão-EUA em abril e o comunicado da cúpula do Grupo dos Sete em junho, ambos referindo-se à importância da paz e da estabilidade no Estreito.
Ela disse que ao discutir o Estreito de Taiwan e expressar a preocupação do Japão, os Estados Unidos e outras nações enviarão um sinal à China, que vem dando continuidade a sua consolidação militar.
Tsai também disse que a crescente colaboração entre Taiwan e seus parceiros fará com que Pequim exerça contenção em sua formulação de políticas, incluindo atividades militares.
A presidente disse que a doação do Japão de vacinas contra o coronavírus chinês a Taiwan é prova de sua longa amizade, e ela agradece que o país tenha oferecido uma mão amiga em um momento muito desafiador para Taiwan.
Como mensagem ao povo japonês, Tsai disse que a consideração e o apoio mútuos, que ela chama de um ciclo de bondade, é muito importante.
Ela acrescentou que quer passar as relações bilaterais para a próxima geração.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm