Para-atletas afegãos evacuados com segurança diz Comitê Paraolímpico Internacional
O Comitê Paraolímpico Internacional, ou International Paralympic Committee – IPC, disse que dois atletas afegãos que deveriam competir nos Jogos de Tóquio 2020 evacuaram seu país de origem após a tomada do poder pelo Talibã.
Os dois são um lançador de discos e uma atleta de taekwondo, que teria sido a primeira mulher paraolímpica do país a representar o Afeganistão.
O IPC disse que o comitê paraolímpico do Afeganistão cancelou sua participação, citando a falta de um meio de transporte seguro para a dupla.
O porta-voz do IPC, Craig Spence, disse numa conferência de imprensa na quarta-feira (25) que foram feitos esforços para tirar os dois do país, e “eles agora estão em um lugar seguro”. Ele se recusou a revelar seu paradeiro por preocupação com sua segurança.
Enquanto isso, a emissora pública australiana ABC informou que o governo do país decidiu aceitar mais de 50 atletas afegãos, incluindo os dois, e seus familiares por razões humanitárias.
Spence foi questionado sobre a possibilidade de os dois participarem dos Jogos se pudessem viajar para o Japão, mas ele se recusou a especular sobre essa possibilidade.
Na cerimônia de abertura dos Jogos, na terça-feira, um voluntário carregou a bandeira nacional do Afeganistão. Mas o país não está incluído nos 161 países e regiões que participam dos Jogos Paraolímpicos.
- Ataque a pagers do Hezbollah foi autorizado por Netanyahu - 12 de novembro de 2024 7:29 am
- Talibã busca reaproximação com EUA após vitória de Trump - 12 de novembro de 2024 6:59 am
- Indonésia busca fortalecer laços econômicos com a China - 12 de novembro de 2024 6:53 am