Líder número 2 do Talibã chega a Cabul
Um porta-voz do Talibã disse à NHK que o líder número dois do grupo chegou à capital do Afeganistão, Cabul, na sexta-feira (20). Espera-se que o mulá Abdul Ghani Baradar mantenha conversações com figuras influentes para iniciar uma nova administração.
Baradar retornou ao país na terça-feira (17) após sua passagem pelo escritório político do Talibã no Qatar. Ele discutiu os desenvolvimentos no Afeganistão com o ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, durante sua reunião no mês passado.
Enquanto isso, o Ministro das Relações Exteriores britânico Dominic Raab expressou profunda preocupação com relatos de represálias violentas por parte de membros do Talibã.
O aeroporto internacional de Cabul continua em caos, pois muitas pessoas que temem o domínio do Talibã têm se apressado a deixar o Afeganistão.
Um alto funcionário da OTAN disse à agência de notícias Reuters no sábado que cerca de 12.000 estrangeiros e afegãos que trabalham para embaixadas e grupos de ajuda internacional evacuaram do aeroporto de Cabul desde que os insurgentes talibãs entraram na capital. O oficial acrescentou: “O processo de evacuação é lento”.
- EUA impõem novas taxas a navios chineses em seus portos - 19 de abril de 2025 11:15 am
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am