Japão marca 76 anos do fim da Segunda Guerra Mundial
As pessoas no Japão estão celebrando solenemente o 76º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial neste domingo (15). Em 15 de agosto de 1945, uma declaração do Imperador Showa foi transmitida pelo rádio, anunciando que o país havia se rendido na Segunda Guerra Mundial.
Todos os anos, o governo do Japão organiza uma cerimônia em Tóquio para lembrar aproximadamente 3,1 milhões de pessoas que morreram na guerra. Antes da pandemia do coronavírus, cerca de 6.000 participantes estariam presentes. No ano passado, o número foi reduzido significativamente para cerca de 540 pessoas.
Este ano, será ainda menor, pois as infecções continuam a se espalhar pelo Japão. Espera-se a participação de menos de 200 pessoas. Muitas prefeituras decidiram não enviar representantes a Tóquio.
O primeiro-ministro Suga Yoshihide fará um discurso antes que os participantes observem um minuto de silêncio ao meio-dia. O Imperador Naruhito fará então um discurso.
Enquanto o Japão comemora o fim da guerra, há um número cada vez menor de pessoas vivas que a presenciaram. Cerca de três quartos dos familiares dos mortos da guerra que assistirão à cerimônia têm mais de 70 anos de idade.
Ao longo do dia, eventos para lembrar as vidas perdidas na guerra e refletir sobre a paz serão realizados em todo o Japão.
- EUA impõem novas taxas a navios chineses em seus portos - 19 de abril de 2025 11:15 am
- Zelenskyy acusa China de fornecer armas à Rússia - 19 de abril de 2025 9:59 am
- Presidente do Irã evita críticas aos EUA em discurso - 19 de abril de 2025 9:52 am