EUA anunciam o fechamento temporário da embaixada em Cabul
O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, anunciou o fechamento temporário da Embaixada dos Estados Unidos em Cabul.
Blinken confirmou que o pessoal da embaixada havia sido transferido para Doha, no Qatar, durante uma conferência de imprensa realizada na segunda-feira (30), após a conclusão da retirada das tropas americanas do Afeganistão.
Blinken defendeu a suspensão das operações da embaixada, descrevendo-a como um “passo prudente a tomar”, dado o ambiente incerto de segurança e a situação política do país.
Ele acrescentou que a missão militar dos EUA no Afeganistão havia terminado e que uma nova missão diplomática havia começado.
Menos de 200 expatriados e associados locais dos EUA que desejam deixar o Afeganistão permaneceram no país, de acordo com Blinken.
Ele enfatizou que os EUA continuarão a ajudar a evacuar os americanos e outras pessoas que estão presas no Afeganistão, bem como a se concentrar na proteção dos direitos das mulheres.
O secretário também disse que o Talibã deve ganhar a legitimidade internacional e o apoio que busca, advertindo que o grupo precisa garantir a liberdade de viagem e os direitos humanos se quiser o reconhecimento dos EUA.
- 7-Eleven testa robôs de entrega autônoma em Tóquio - 6 de novembro de 2024 5:30 pm
- Rússia se esquiva de comentar chegada de tropas norte-coreanas nas linhas de frente - 6 de novembro de 2024 1:58 pm
- Netanyahu demite ministro da Defesa em meio à crise em Gaza - 6 de novembro de 2024 1:50 pm