Eminente exilado bielorrusso encontrado morto na Ucrânia
Um ativista anti-governamental bielorrusso foi encontrado morto na Ucrânia, onde vivia no exílio. A polícia ucraniana iniciou uma investigação de assassinato.
A polícia informa que Vitaly Shishov foi encontrado morto na terça-feira (3) em um parque na capital ucraniana, Kyiv. A mídia local informa que ele não voltou para casa na segunda-feira (2) depois de dizer a um amigo que estava indo correr. A polícia disse ter iniciado uma investigação na suposição de que ele foi assassinado, com base na cena do crime.
Shishov foi crítico em relação à administração do presidente da Belarus Alexander Lukashenko. Ele participou de um grande protesto em agosto passado para exigir a saída do presidente.
Ele se mudou para a vizinha Ucrânia para fugir da perseguição no outono passado. Ele serviu como representante de um grupo que trabalha para apoiar os exilados bielorrussos.
O grupo disse nas mídias sociais que Shishov tinha estado sob vigilância.
Sua morte ocorreu num momento em que ativistas e jornalistas anti-governamentais na Belarus estão fugindo para países vizinhos, como Ucrânia e Lituânia.
A administração de Lukashenko tem intensificado sua repressão contra dissidentes. Em maio, eles forçaram um avião a pousar em Belarus a fim de deter um jornalista anti-governamental que estava a bordo.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am