Continuam manifestações anti-Talibã no Afeganistão
Manifestações contra a tomada do poder pelo Talibã no Afeganistão continuam no país.
Cerca de 500 pessoas caminharam pelo centro da cidade oriental de Jalalabad na quinta-feira (19), o Dia da Independência do país.
Os manifestantes carregavam a bandeira nacional enquanto cantavam que ela nunca mudaria, mesmo que o governo o fizesse. Eles também insistiram que não aceitariam a bandeira do Talibã, mesmo que fossem decapitados.
As reportagens da mídia dizem que várias pessoas foram mortas ou feridas em Jalalabad quando os combatentes do Talibã dispararam contra os manifestantes na quarta-feira (18).
Um jornalista local que vive na cidade oriental de Khost disse à NHK que o Talibã emitiu um toque de recolher de 24 horas na área após um comício no centro da cidade na quarta-feira.
O jornalista disse que a cidade foi isolada e que os residentes estão presos em casa. O jornalista acrescentou que os membros do Talibã explicaram que estavam fazendo isso para identificar quem tinha realizado a manifestação e causado o caos e a comoção.
A agência de notícias Reuters disse que várias pessoas foram mortas na cidade oriental de Asadabad, mas que não ficou claro se as mortes foram resultado de disparos do Talibã ou de um tumulto.
Os atiradores do Talibã dispararam tiros de advertência na capital Cabul, num aparente esforço para dispersar os manifestantes que estavam segurando bandeiras que pareciam a bandeira nacional.
- Serviço Postal dos EUA suspende pacotes da China e Hong Kong - 7 de fevereiro de 2025 3:54 am
- Lucro da Toyota cai com queda nas vendas no Japão - 7 de fevereiro de 2025 3:40 am
- China pede diálogo com os EUA após tarifas adicionais - 7 de fevereiro de 2025 3:35 am