Contaminação do imunizante Moderna pode ter impacto sobre a vacinação
A vacinação contra o coronavírus chinês em mais de 800 locais em todo o Japão pode ser interrompida depois que substâncias estranhas foram encontradas em alguns frascos da vacina Moderna.
Na quinta-feira (26), o Ministério da Saúde do Japão decidiu interromper o uso de cerca de 1,63 milhões de doses da vacina Moderna que foram fabricadas na mesma planta, na Espanha, aproximadamente ao mesmo tempo em que os frascos contaminados.
Nos últimos 10 dias, foram descobertas substâncias estranhas em 39 frascos não utilizados, em oito locais de vacinação no Japão. Todos os frascos contaminados foram produzidos na Espanha e foram enviados para o Japão a partir do final de julho.
O ministério disse não ter recebido nenhum relatório de danos à saúde causados pelas vacinas.
As 1,63 milhões de doses da vacina foram distribuídas a 863 locais de vacinação em todo o país. O ministério começou a notificar esses locais na quinta-feira (26) de manhã.
O ministério não divulgou os nomes dos locais afetados. Mas as autoridades dizem que os pontos de vacinação em larga escala operados pelos municípios e os locais criados por empresas e universidades estão incluídos.
A Agência para Assuntos Culturais cancelou, abruptamente, um programa de vacinação para pessoas envolvidas em atividades culturais e artísticas que tinha sido programado para quinta-feira (26) no Centro Nacional de Arte, Tóquio. As vacinas não utilizadas no local incluíram doses do mesmo lote de produção que os frascos contaminados.
O ministério disse que vai trabalhar para minimizar o impacto no cronograma de vacinação, enviando imunizantes de reposição para os locais.
A Takeda Pharmaceutical, que cuida da distribuição das vacinas Moderna no Japão, disse que pediu à empresa americana para identificar as substâncias estranhas e explicar como os frascos foram contaminados.
- Japão interveio em julho no mercado cambial com 5,5 trilhões de ienes - 9 de novembro de 2024 10:26 am
- A esquerda alemã e a amnésia histórica sobre o muro - 9 de novembro de 2024 10:16 am
- Perseguição a israelenses em Amsterdã evoca tempos sombrios - 9 de novembro de 2024 9:27 am