Conselho de Segurança da ONU pede ao Talibã que garanta a passagem segura dos cidadãos
O Conselho de Segurança da ONU adotou uma resolução que solicita ao Talibã que garanta a saída segura das pessoas que desejam deixar o Afeganistão.
A resolução, apresentada conjuntamente pelos EUA, Grã-Bretanha e França, foi aprovada por 13 dos 15 membros do Conselho de Segurança na segunda-feira (30). China e a Rússia se abstiveram.
A resolução diz que o Conselho espera que o Talibã permita uma partida segura e ordenada dos afegãos e de todos os cidadãos estrangeiros.
Ela não inclui uma proposta, feita anteriormente pela França, de criar uma “zona segura” supervisionada pela ONU na capital, Cabul.
Após a votação, a embaixadora americana, Linda Thomas-Greenfield, disse: “É imperativo que a comunidade internacional permaneça unificada e resoluta, inclusive ao responsabilizar o Talibã por seus compromissos”.
A China argumentou que a retirada das tropas americanas do Afeganistão alimentou o caos. O embaixador chinês Geng Shuang disse: “Esperamos que os países relevantes percebam que a retirada não é o fim da responsabilidade”. Geng disse que os países deveriam respeitar a independência do Afeganistão e os direitos do povo afegão para determinar seu próprio futuro.
O embaixador russo Vassily Nebenzia disse que a evacuação de pessoal altamente qualificado do Afeganistão terá um impacto negativo sobre a situação sócio-econômica do país.
- 7-Eleven testa robôs de entrega autônoma em Tóquio - 6 de novembro de 2024 5:30 pm
- Rússia se esquiva de comentar chegada de tropas norte-coreanas nas linhas de frente - 6 de novembro de 2024 1:58 pm
- Netanyahu demite ministro da Defesa em meio à crise em Gaza - 6 de novembro de 2024 1:50 pm