Alto risco de insolação com o aumento da temperatura no Japão
As temperaturas do oeste ao norte do Japão estão subindo nesta segunda-feira (2). O mercúrio atingiu 35 graus Celsius ou mais antes do meio-dia em algumas áreas.
As autoridades meteorológicas estão exortando as pessoas a descansar com freqüência e se manterem hidratadas para evitar a insolação.
A Agência Meteorológica disse que o ar quente e úmido que flui do sul do Japão está causando o calor.
A partir das 11h30, foram registrados máximos de 35,7 graus na cidade de Niigata, 35,5 graus na cidade de Miyazu, Prefeitura de Kyoto, 34,9 graus na cidade de Osaka, 33,9 graus na cidade de Fukushima, e 33,1 graus no centro de Tóquio.
Espera-se que as temperaturas aumentem ainda mais na segunda-feira à tarde. Prevêem-se altas de 37 graus na cidade de Fukui, 36 graus nas cidades de Kyoto, Niigata e Yamagata, e 35 graus nas cidades de Osaka, Nagoya e Kanazawa. A elevação para o centro de Tóquio será de 33 graus.
Os níveis de umidade também são altos. Alertas de insolação foram emitidos para amplas áreas desde o nordeste até o oeste do Japão.
As pessoas estão sendo incitadas a evitar saidas não essenciais, beber líquidos com freqüência, usar ar condicionado e remover máscaras ao ar livre se conseguirem manter um distanciamento social adequado.
Espera-se que o ar quente e úmido das depressões tropicais ao sul da ilha principal de Honshu e perto das ilhas Sakishima, no sudoeste do Japão, desestabilize as condições atmosféricas do norte ao oeste do Japão.
São possíveis trovoadas isoladas com mais de 50 milímetros de chuva por hora, principalmente na segunda-feira à tarde, à medida que as temperaturas sobem.
É aconselhável ter cuidado contra enchentes em áreas baixas, rios transbordantes, deslizamentos de terra, descargas atmosféricas, tornados, rajadas de vento e tempestades de granizo.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am