Afeganistão deverá ser um foco de terrorismo
Um especialista americano advertiu que a probabilidade do Afeganistão se tornar um paraíso seguro para as redes terroristas internacionais se tornou “incrivelmente alta”.
O professor William Braniff, especialista em redes terroristas em todo o mundo, da Universidade de Maryland, expressou essa visão pessimista em uma entrevista com a NHK na terça-feira (17).
Braniff disse que as redes terroristas em todo o mundo estão reivindicando a queda do Afeganistão como “uma grande vitória para as organizações extremistas muçulmanas e uma grande perda para o Ocidente”.
Perguntado por que ele acredita que o Afeganistão se tornará novamente um foco de terror, Braniff observou que mesmo o grande número de tropas dos EUA no Afeganistão não poderia acabar com a presença terrorista internacional no Afeganistão.
Ele disse que haverá um porto seguro ao longo da fronteira Afeganistão-Paquistão para redes terroristas como a Al-Qaeda.
Ao mesmo tempo, Braniff observou que o Talibã perdeu o controle do Afeganistão porque os ataques de 11 de setembro foram planejados naquele país.
Ele disse que o Talibã pode ser “muito reticente” para permitir que um outro “incidente internacional espetacular” como esse seja ocorrido dentro das fronteiras do Afeganistão.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am