2 atletas afegãos participarão dos Jogos de Tóquio 2020
O Comitê Paraolímpico Internacional disse que dois atletas afegãos que competiriam nos Jogos de Tóquio 2020 chegaram ao Japão neste sábado (28). Haviam desistido de sua participação após a tomada do poder pelo Talibã.
Os dois são um atleta de pista masculino, Hossain Rasouli, e uma atleta de taekwondo, Zakia Khudadadi.
Após o colapso do governo afegão, o comitê paraolímpico do país cancelou sua participação, citando a falta de um meio de transporte seguro para a dupla.
Na quarta-feira (25), um porta-voz do IPC disse que os dois atletas haviam fugido de seu país de origem. Mas ele se recusou a revelar seu paradeiro por preocupação com sua segurança.
No sábado à noite (28), a organização disse que os dois tinham chegado ao aeroporto de Haneda, em Tóquio, e ido para a Vila Paraolímpica.
O IPC disse que após sua evacuação segura do Afeganistão no fim de semana passado, os dois atletas passaram uma semana em Paris, França. O comitê disse que deixaram o Aeroporto Charles de Gaulle para o Japão na sexta-feira (27).
O presidente do IPC, Andrew Parsons, deu as boas-vindas aos dois na Vila Paraolímpica. Ele divulgou uma declaração dizendo: “Sempre soubemos que havia uma chance remota de ambos os atletas poderem participar em Tóquio 2020, e é por isso que a bandeira afegã foi hasteada na Cerimônia de Abertura na terça-feira (24)”.
Parsons acrescentou que a chegada dos dois mostra o notável poder do esporte para reunir as pessoas em paz.
- Ataque a pagers do Hezbollah foi autorizado por Netanyahu - 12 de novembro de 2024 7:29 am
- Talibã busca reaproximação com EUA após vitória de Trump - 12 de novembro de 2024 6:59 am
- Indonésia busca fortalecer laços econômicos com a China - 12 de novembro de 2024 6:53 am