Tóquio relata mais de 1.200 novos casos de infecção por coronavírus chinês nesta sexta-feira (16)
Oficiais de Tóquio confirmaram 1.271 novas infecções por coronavírus chinês nesta nesta sexta-feira (16). Isso continua uma tendência de alguns dos casos mais altos em meio ano.
O número superou 1.000 pelo terceiro dia consecutivo.
Isso não aconteceu durante a última onda de infecções em abril e maio.
O número diário de casos aumentou semana após semana por 27 dias seguidos.
Especialistas dizem que o pico atual está ligado à variante mais infecciosa do Delta, detectada pela primeira vez na Índia.
As autoridades estão examinando alguns testes positivos para uma mutação associada a essa cepa.
Na sexta-feira (16), eles confirmaram 303 infecções desse tipo em Tóquio… a maior de todos os tempos.
A governadora de Tóquio, Koike Yuriko, disse: “Os dados mostram que a variante Delta está se espalhando na comunidade. Precisamos estar totalmente alerta”.
Os casos em ascensão estão colocando os profissionais da área de saúde no limite. Um hospital vai tratar atletas e outros no Japão para as Olimpíadas se eles contraírem o coronavírus chinês.
Se o número de infecções continuar a aumentar em Tóquio, os funcionários do hospital estão preocupados que talvez não sejam capazes de administrar tanto os pacientes locais quanto os participantes das Olimpíadas.
Okawa Atsushi da Universidade Médica e Odontológica de Tóquio disse: “Temos um número limitado de médicos e enfermeiras. O número de novos casos deve ser controlado para que não fiquemos sobrecarregados”.
A média semanal de novas infecções também está aumentando nas prefeituras vizinhas de Tóquio, que irão realizar alguns eventos olímpicos.
As autoridades estão tentando deter a propagação com um quarto estado de emergência em Tóquio e medidas intensivas nas outras três prefeituras. Isso vai durar até 22 de agosto.
O principal conselheiro do governo para o coronavírus chinês está preocupado com um aumento das viagens durante as Olimpíadas e as férias de verão.
O chefe do painel consultivo do governo, Omi Shigeru, disse: “Precisamos fazer tudo o que pudermos para conter as infecções tanto quanto possível durante o período de emergência, a fim de superar esta fase crítica”.
Enquanto isso, desde 1º de julho, as autoridades relataram cinco testes positivos de pessoas vindas do exterior para as Olimpíadas.
Esta semana, os organizadores decidiram permitir que os atletas que estiveram em contato próximo com pessoas infectadas competissem nos Jogos, sob certas condições.
Eles precisam testar negativo para o COVID-19 cerca de seis horas antes de um evento.
Autoridades de todo o Japão relataram mais de 3.400 novas infecções por coronavírus na sexta-feira (16).
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am