Shizuoka se prepara para mais deslizamentos de terra
A frente de chuva sazonal ativa trouxe precipitações recorde para a Província de Shizuoka e a parte sul da região de Kanto, que inclui Tóquio e suas prefeituras vizinhas.
As autoridades meteorológicas estão alertando para o risco crescente de deslizamentos de terra em Atami e em outros lugares em Shizuoka, onde o solo está saturado após as fortes chuvas. Alertas de deslizamentos de terra estão em vigor em partes da prefeitura.
A cidade de Atami, onde ocorreram deslizamentos de terra fatais no sábado (3), recebeu 321 milímetros de chuva nas 48 horas até a noite de sábado. Isso é mais do que a média de chuvas durante todo o mês de julho.
As autoridades locais dizem que duas mortes foram confirmadas nos deslizamentos de terra. Dez pessoas foram resgatadas e cerca de 20 outras continuam desaparecidas.
264 pessoas estavam em abrigos em toda a cidade até 21h de sábado (3).
O serviço Shinkansen entre Tóquio e Osaka foi retomado após a confirmação da segurança dos trilhos.
Prevê-se chuva intermitente para as prefeituras de Shizuoka e Kanagawa no domingo (4). Até mesmo um pouco mais de chuva poderia desencadear novos deslizamentos de terra.
As pessoas que vivem em penhascos, encostas e perto de rios estão sendo convidadas a evacuar para lugares seguros.
A frente de chuva está gradualmente se deslocando para o norte.
Ela desestabilizará as condições atmosféricas até segunda-feira (5), trazendo fortes chuvas e trovoadas para o oeste do Japão e para a região de Hokuriku.
As autoridades meteorológicas estão alertando para novos deslizamentos de terra, enchentes em áreas baixas e rios transbordados.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am