Organização de notícias de Myanmar não recuará
Militares de Myanmar prenderam dezenas de repórteres e cancelaram as licenças dos meios de comunicação nacionais. Mas alguns jornalistas estão arriscando suas vidas para divulgar a notícia. O editor-chefe da Voz Democrática da Birmânia, ou Democratic Voice of Burma – DVB, Aye Chan Naing, disse à NHK por que seu canal está determinado a continuar sua cobertura da situação em Myanmar. Os militares revogaram a licença do DVB em março, e agora ele transmite online.
Aye Chan Naing disse na entrevista,” Quando você começa a filmar algo na rua, mesmo com seu próprio telefone celular, já é um risco. Portanto, temos que encontrar todos os tipos diferentes de cobrir a história”.
Aye Chan Naing disse que alguns de seus colegas foram presos e encarcerados. Os militares libertaram cerca de 2.000 detentos na semana passada, mas seus colegas repórteres não estavam entre eles.
Ele disse: “Eles assumiram o risco, e estão comprometidos com o que estavam fazendo e com o que acreditam. As pessoas precisam conhecer as notícias independentes, as informações reais. Acho que é isso que queremos fazer”.
Como a reportagem tem se tornado cada vez mais difícil, Aye Chan Naing disse que o DVB depende de jornalistas cidadãos em todo o país, acrescentando que eles se tornaram a principal fonte de informação do canal.
Aye Chan Naing disse: “Todos têm um telefone celular e estão fazendo reportagens. Eles são apenas cidadãos normais e comuns. E é mais difícil para os militares identificar quem está fazendo o quê”.
Aye Chan Naing está agora fora de Myanmar, mas ele disse que continuará a relatar sobre o país em nome da democracia.
- Aeroporto de Narita aumentará slots para 340 mil voos anuais - 9 de janeiro de 2025 2:39 pm
- Scholz destaca inviolabilidade das fronteiras entre países - 9 de janeiro de 2025 2:26 pm
- Incêndios devastadores atingem região de Los Angeles - 9 de janeiro de 2025 10:16 am