Ministério da Defesa do Japão busca apoio para implantar caças F-35B em Miyazaki
O Ministério da Defesa do Japão disse que pretende buscar apoio local para seu plano de implantar caças F-35B em uma base aérea na prefeitura de Miyazaki, no sul do país.
O Ministro da Defesa Kishi Nobuo disse aos repórteres na sexta-feira (16) que seu ministério concluiu que a base Nyutabaru da Força Aérea de Autodefesa, ou Air Self-Defense Force’s – ASDF, em Miyazaki é o local mais adequado para a implantação.
Kishi disse que o ministério tomou a decisão depois de comparar as bases ASDF existentes, principalmente aquelas que já estão estacionando unidades de caças. Ele disse que os F-35Bs devem ser implantados em etapas a partir do ano fiscal 2024.
As autoridades locais em Miyazaki foram informadas sobre a decisão na quinta-feira (15).
Kishi disse que é extremamente importante obter apoio e compreensão local. Ele acrescentou que, embora seja difícil esclarecer quando e como a implantação será concluída, seu ministério planeja oferecer uma explanação completa de seus planos.
O F-35B, fabricado nos EUA, pode decolar de pistas curtas e fazer aterrissagens verticais. O ministério escolheu o modelo em 2019 para uso em um contratorpedeiro da Força de Auto-Defesa Marítima que efetivamente servirá como um porta-aviões. Ele planeja adquirir 42 caças.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am