Google é multada em US$600 milhões pelo uso do conteúdo de notícias
Reguladores franceses multaram o Google em 500 milhões de euros, ou quase 600 milhões de dólares, por não terem negociado de boa fé com as organizações jornalísticas sobre pagamentos por suas histórias.
A agência reguladora de concorrência disse nesta terça-feira (13) que as multas foram impostas depois que o Google não cumpriu com suas determinações, emitidas em abril do ano passado, de realizar conversações sobre o uso de artigos veiculados em sua plataforma.
A autoridade também ordenou que a empresa apresentasse ofertas de indenização no prazo de dois meses. Se ela não cumprir, o Google enfrentará multas diárias de até 900.000 euros, ou cerca de um milhão de dólares.
O presidente da agência disse em uma declaração que quando o regulador “impõe medidas cautelares às empresas, elas são obrigadas a aplicá-las escrupulosamente”. O presidente também disse, “neste caso, infelizmente, não foi isso que aconteceu”.
O Google disse, “esta decisão é sobre negociações que aconteceram entre maio e setembro de 2020. Desde então, continuamos a trabalhar com editoras e agências de notícias para encontrar pontos em comum”.
A empresa acrescentou que está “muito decepcionada”.
A ordem francesa é o mais recente desenvolvimento nas convocações globais para que o Google e outros gigantes da tecnologia paguem pelo conteúdo de notícias que utilizam.
A Austrália aprovou uma lei exigindo efetivamente que a Big Tech pague pelo jornalismo.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm