Escola atingida pelo tsunami de 2011 abre como local memorial
As ruínas de uma escola primária atingida pelo tsunami no nordeste do Japão se abriram ao público para lembrar os mortos e transmitir as lições do desastre.
O terremoto e o tsunami de 2011 mataram 84 alunos e professores da Escola de Ensino Fundamental Okawa, na Província de Miyagi.
A cidade de Ishinomaki realizou, neste domingo (18), uma cerimônia de abertura das instalações memoriais, centrada em torno da escola danificada que a cidade preservou.
As famílias enlutadas e os funcionários da cidade ofereceram orações silenciosas e depositaram flores.
Os visitantes podem ver todo o prédio da escola de dois andares a partir do pátio. O corredor de conexão distorcido e as barras de reforço expostas mostram o poder do tsunami.
A cidade também construiu um museu para exibir itens relacionados. Um relógio em exposição parou às 15h37min, que se acredita ser a hora em que o tsunami ocorreu. Um monociclo usado pelas crianças também está em exposição.
Uma mulher na casa dos 30 anos, de outra cidade, disse que achou arrepiante ver a cena mantida como estava. Ela disse que quer fazer esforços para proteger vidas através do aprendizado sobre as experiências das pessoas com o desastre.
O prefeito de Ishinomaki, Saito Masami, descreveu a Escola Primária Okawa como um lugar que evoca vários sentimentos de pessoas com várias perspectivas.
Ele disse que continuará a ouvir as famílias das vítimas e os visitantes e se certificará de que as instalações sejam capazes de transmitir as lições do tsunami.
- Nevasca intensa atinge costa do Mar do Japão - 6 de fevereiro de 2025 4:35 am
- Chefe da AIEA visita Ucrânia para discutir segurança nuclear’ - 6 de fevereiro de 2025 4:28 am
- Alphabet registra receita trimestral de US$ 96,5 bilhões - 6 de fevereiro de 2025 3:42 am