Chuvas torrenciais atingiram o sudoeste do Japão
Autoridades meteorológicas emitiram o mais alto alerta de emergência para as províncias de Kagoshima, Miyazaki e Kumamoto, no início do sábado (10). Mudando, agora, para ‘apenas alerta’ para as três áreas.
Mas eles dizem que o risco de enchentes e deslizamentos de terra permanece, portanto as pessoas devem continuar a ser cautelosas.
Os moradores de Kagoshima assistiram a torrentes de água jorrando pelas ruas.
O aguaceiro tem sido particularmente pesado, mesmo pelos padrões usuais da estação chuvosa que atinge o Japão nesta época do ano.
Algumas áreas sofreram tanta precipitação em um dia quanto normalmente ocorrem em todo o mês de julho.
As autoridades têm respondido emitindo alertas de deslizamentos de terra em toda a região.
Eles também instruíram os residentes de muitas áreas a se locomoverem para lugares mais seguros, incluindo centros de evacuação, onde as medidas anti-coronavírus estão em vigor.
Um local de evacuação foi destinado a ser usado pela equipe argentina de vôlei para seus preparativos para as Olimpíadas, a partir de domingo (11).
Não está claro se esse plano será levado adiante.
A chuva forte também atingiu o transporte público, forçando uma suspensão de um dia dos serviços Shinkansen entre as estações Kumamoto e Kagoshima-Chuo. E tem causado interrupções no trânsito em algumas vias expressas.
A região de Kyushu pode esperar mais chuvas fortes e relâmpagos nas próximas horas.
As autoridades estão aconselhando as pessoas a permanecerem em alerta. Dizem que mesmo após o pior da chuva, o risco de enchentes e deslizamentos de terra permanecerá.
- Ex-ministro da Defesa da Coreia do Sul tenta suicídio - 12 de dezembro de 2024 5:19 am
- Trump zomba de Trudeau e sugere que Canadá vire estado dos EUA - 12 de dezembro de 2024 5:15 am
- Exportações da China crescem antes de possível aumento de tarifas - 12 de dezembro de 2024 5:11 am