Acadêmicos e outros pedem o cancelamento das Olimpíadas de Tóquio
Um grupo de estudiosos, jornalistas, autores e outros, no Japão, pediu o cancelamento das Olimpíadas de Tóquio à mídia estrangeira em meio à pandemia do coronavírus chinês.
Representando o grupo, a socióloga Ueno Chizuko, o ex-diplomata Iimura Yutaka e o jornalista Haruna Mikio fizeram o pedido para o cancelamento no Clube de Correspondentes Estrangeiros do Japão, em Tóquio, na segunda-feira (19). A cerimônia de abertura das Olimpíadas será realizada na sexta-feira (23).
O grupo vem coletando assinaturas online para o cancelamento dos Jogos desde 2 de julho. Até agora, sua campanha atraiu o apoio de cerca de 140.000 pessoas.
Na conferência de imprensa, Iimura disse que há dúvidas sobre a viabilidade de Jogos seguro e protegido. Ele também disse: “Pode ser tarde demais, mas como é dito com freqüência, nada é sempre tarde demais”. Iimura acrescentou: “Devemos continuar a defender o cancelamento dos Jogos Olímpicos até o final”.
Ueno explicou que ela pertencia à geração do poder estudantil que culpava seus pais por não interromper a guerra. Ela acrescentou que agora está em posição de ser acusada pela geração mais jovem de não parar o que ela chamou de “estes Jogos ridículos”.
O grupo disse que as assinaturas coletadas seriam submetidas ao governo metropolitano de Tóquio.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am