Xi e Putin saúdam os fortes laços entre China e Rússia
Os presidentes da China e da Rússia decidiram se opor à interferência nos assuntos internos de outros sob o pretexto da democracia e dos direitos humanos.
A China disse que o Presidente Xi Jinping e o russo Vladimir Putin também expressaram sua oposição a sanções unilaterais em uma cúpula on-line na segunda-feira (28).
Isto ocorreu depois que o Grupo dos Sete emitiu um comunicado conjunto sublinhando a importância da paz e da estabilidade em todo o Estreito de Taiwan. Ele também exortou a China a respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais em relação à Região Autônoma Xinjiang Uygur e Hong Kong.
Os governos chinês e russo disseram que seus líderes concordaram, formalmente, na cúpula em estender um tratado de amizade e cooperação entre os dois países, que foi assinado há duas décadas.
Durante suas conversações com Xi Jinping, Putin informou que a coordenação entre seus países desempenha um papel estabilizador nos assuntos mundiais em meio à crescente turbulência geopolítica.
Xi aparentemente espera fortalecer as relações com a Rússia, enquanto os Estados Unidos intensificam a cooperação com seus aliados sob a administração do Presidente Joe Biden.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am