Trabalhadores japoneses expostos a doses maciças de radiação
Segundo a NHK, dois funcionários da Nippon Steel foram expostos a doses de radiação muito acima do limite legal enquanto manuseavam um dispositivo de raios X.
A empresa e a polícia dizem que os dois homens inspecionaram o dispositivo em uma fábrica na cidade japonesa de Himeji, na Prefeitura de Hyogo, em 29 de maio. No dia seguinte, eles reclamaram de problemas de saúde.
Os funcionários, na faixa dos 50 e 30 anos, estão sendo tratados em uma instalação médica da Universidade de Hiroshima que fornece cuidados médicos avançados para a exposição à radiação.
Não se sabe quão altas foram as doses. Fontes disseram à NHK que os homens podem ter sido expostos a radiação de até várias dezenas de vezes o limite anual de 50 milisieverts. Este limite se aplica aos trabalhadores que manipulam a radiação.
A Nippon Steel disse que a fábrica produz placas de ferro para automóveis. Os funcionários estavam inspecionando o dispositivo de raios X para medir a espessura do revestimento nas superfícies das placas.
O fabricante de aço acrescenta que o acidente não causou o vazamento de radiação fora da fábrica. Não revelando as condições dos trabalhadores, citando sua privacidade. A empresa prometeu cooperar com a investigação das autoridades e disse que faria esforços para evitar a recorrência de um acidente semelhante.
Um escritório de inspeção das normas trabalhistas e a polícia estão investigando a causa do acidente.
O Ministério do Trabalho suspeita que o dispositivo continuou emitindo raios X durante a inspeção, por engano.
Eles emitiram um aviso datado de 1º de junho para instar as empresas que utilizam dispositivos similares a garantir que os funcionários não sejam expostos a doses excessivas de radiação.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am