O Irã continua enriquecendo urânio a 60% diz Agência Internacional de Energia Atômica
A Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, diz que o Irã continua a enriquecer urânio até 60% de pureza, violando um acordo nuclear de 2015 entre o país e as principais potências mundiais.
O órgão de vigilância nuclear da ONU compilou seu último relatório sobre o desenvolvimento nuclear do Irã na segunda-feira (31).
O relatório diz que, até 22 de maio, o Irã tinha produzido 2,4 quilos de urânio enriquecido a 60%. O nível é muito maior do que o limite de 3,67% de pureza estabelecido no acordo.
Também disse que a agência não consegue acessar dados para monitorar o programa nuclear do Irã desde fevereiro, quando a república islâmica começou a limitar o acesso dos inspetores internacionais às suas instalações nucleares.
Teerã citou na época a recusa dos Estados Unidos em levantar as sanções.
A agência expressou grande preocupação em outro relatório sobre o fracasso do Irã em explicar vestígios de uma substância nuclear encontrada em múltiplas instalações no país.
Os Estados Unidos e o Irã se engajaram em conversações indiretas em Viena sobre a revitalização do acordo de 2015.
Mas as negociações estagnaram à medida que as diferenças permanecem entre os dois lados.
O Conselho de Administração da AIEA realizará uma sessão na próxima segunda-feira para discutir questões que incluem a violação do acordo nuclear pelo Irã.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am