Legisladores americanos apresentam projetos de lei para conter as gigantes da tecnologia
Um grupo bipartidário de legisladores na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos apresentou um pacote de projetos de lei com o objetivo de frear o poder das gigantes da tecnologia.
Eles anunciaram o pacote legislativo em uma declaração na sexta-feira (11).
O movimento ocorre em meio às crescentes críticas de que empresas de tecnologia como Google, Apple, Facebook e Amazon, conhecidas coletivamente como GAFA, estão minando a concorrência ao tirar proveito de seu domínio do mercado.
Em outubro do ano passado, um subcomitê da Câmara divulgou um relatório pedindo uma regulamentação mais rigorosa sobre essas empresas, incluindo a possibilidade de desmembrá-las.
Os projetos de lei, que visam principalmente os quatro gigantes, exigiriam plataformas dominantes para provar que suas aquisições são legais. Eles também as proibiriam de dar preferência a seus próprios produtos.
Um legislador disse que as quatro empresas se tornaram grandes demais para se preocuparem e que os projetos de lei bipartidários reinariam nas práticas monopolistas e restaurariam a justiça e a concorrência.
Os meios de comunicação dos EUA estão relatando que a legislação poderia forçar os gigantes da tecnologia a revisar seus modelos de negócios.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm