Japão estuda a transição do estado de emergência
O governo japonês decidirá nesta quinta-feira (17), o que fazer com o estado de emergência do coronavírus chinês declarado em Tóquio e em outras nove prefeituras.
A medida de emergência está prevista para terminar no domingo (20). As autoridades estão considerando a suspenção da declaração nas prefeituras onde as tendências de infecção estão melhorando, e a transição para uma quase-emergência que envolverá medidas mais focalizadas para conter o vírus chinês.
O Primeiro Ministro Suga Yoshihide deverá consultar os ministros relevantes na quarta-feira (16), e os especialistas na quinta-feira (17), para determinar quais áreas devem fazer a transição.
O governo planeja manter o limite de capacidade para grandes eventos em 5.000, até o final de agosto, nas prefeituras sob estado de emergência ou quase-emergência.
Mesmo depois que as medidas forem suspensas, os funcionários estão considerando a possibilidade de limitar o comparecimento a 10.000 como medida transitória.
O painel consultivo de especialistas do governo está agendado para discutir o assunto na quarta-feira (16).
Com base no resultado das conversações, o governo planeja consultar o comitê organizador dos Jogos de Tóquio e outros para estabelecer uma política sobre a questão dos espectadores domésticos até o final de junho.
- Japão enfrenta nevascas recordes e frio extremo - 7 de fevereiro de 2025 2:53 pm
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am