EUA e Ucrânia iniciam exercícios conjuntos no Mar Negro
Um exercício militar em grande escala envolvendo cerca de 30 países, incluindo os Estados Unidos e a Ucrânia, começou no Mar Negro, colocando a Rússia em alerta.
O exercício denominado “Sea Breeze 2021” começou na segunda-feira (28), com cerca de 30 nações fornecendo cerca de 5.000 soldados e mais de 30 navios de guerra.
O exercício anual tem se mantido por mais de duas décadas, com a participação de membros da OTAN também. O objetivo é fortalecer a segurança marítima na região do Mar Negro.
A OTAN disse que aumentou sua presença na região desde a anexação “ilegal” da Crimeia pela Rússia, em 2014.
A Ucrânia disse que o grande número de participantes nos exercícios reflete o apoio que ela ganhou em todo o mundo. O país espera confirmar, através dos exercícios, que tem um compromisso compartilhado com as nações ocidentais para enfrentar a Rússia.
A Rússia ficou em alerta com o último exercício multinacional. Na semana passada, a Rússia disse que seus militares dispararam tiros de advertência contra um navio de guerra britânico quando este navegava ao largo da Crimeia. A Rússia disse que o navio violou as águas territoriais do país.
- Rússia impulsiona projetos nos Territórios do Norte enquanto Japão exige devolução - 7 de fevereiro de 2025 8:07 am
- Trump propõe que EUA assumam controle da Faixa de Gaza - 7 de fevereiro de 2025 8:02 am
- Primeiro encontro entre o PM japonês e Trump será esta semana - 7 de fevereiro de 2025 5:25 am