Cúpula da OTAN começa na Bélgica
Líderes dos países membros da OTAN estão reunidos em uma cúpula que começou em Bruxelas, Bélgica, na segunda-feira (14).
O presidente dos EUA, Joe Bide,n está se juntando a outros líderes da OTAN pela primeira vez. Ele viajou depois de participar da cúpula do Grupo dos Sete na Grã-Bretanha.
Antes do início das conversações, o Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que a reunião seria um momento crucial para a Aliança e um momento para “abrir um novo capítulo em nossas relações transatlânticas”.
Espera-se que os líderes discutam as recomendações feitas na agenda da OTAN para 2030, que o órgão publicou no ano passado.
O relatório apela para uma reforma organizacional, incluindo a tomada de decisões políticas. É o primeiro relatório da OTAN que menciona a China, observando sua crescente influência e a necessidade da OTAN de responder à ameaça emergente.
A OTAN também está considerando a criação de um novo fundo pelos Estados membros para o desenvolvimento de tecnologias avançadas para combater a crescente influência da Rússia e da China.
Os líderes abordarão estas questões e esperam mostrar a unidade que foi abalada sob o antigo presidente dos EUA, Donald Trump.
- Trump dialoga com líderes do Canadá e México antes de tarifas - 4 de fevereiro de 2025 4:38 am
- Thaksin se reúne com Anwar como assessor informal da ASEAN - 4 de fevereiro de 2025 4:24 am
- Prêmio reconhece inovações para o envelhecimento na Ásia - 4 de fevereiro de 2025 4:17 am