Conselho de Segurança da ONU apoia Guterres para o 2º mandato como Secretário Geral
O Conselho de Segurança das Nações Unidas apoiou, unanimemente, a nomeação do Secretário-Geral da ONU Antonio Guterres para um segundo mandato.
O Conselho adotou, nesta terça-feira (8), uma resolução que recomenda que ele permaneça no comando do órgão mundial por mais cinco anos, a partir do próximo mês de janeiro. Seu mandato atual expira no final deste ano.
Após a votação, o Embaixador da Estônia na ONU, Sven Jurgenson, atual presidente do conselho, disse que Guterres provou ser digno do cargo durante os cinco anos em que esteve no cargo.
A Assembléia Geral da ONU nomeia um secretário-geral, com base na recomendação do Conselho de Segurança. O endosso do conselho na terça-feira determinou, efetivamente, a renomeação de Guterres.
Após servir como Primeiro Ministro de Portugal e Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, Guterres, agora com 72 anos de idade, tornou-se o nono Secretário-Geral da ONU em janeiro de 2017.
Em uma declaração, Guterres considerou a decisão do conselho uma grande honra. Ele disse que é muito grato aos membros do conselho pela confiança que depositaram nele.
As Nações Unidas têm trabalhado para atingir suas metas de desenvolvimento até 2030. Ela quer erradicar a pobreza, resolver as desigualdades e enfrentar a mudança climática. Entretanto, a pandemia do coronavírus chinês tem impedido o progresso do organismo.
As habilidades de Guterres continuarão a ser testadas enquanto ele tenta reunir o apoio da comunidade internacional para enfrentar os desafios globais. Entre esses desafios estão o movimento para distribuir equitativamente as vacinas contra o coronavírus chinês e a luta contra o aquecimento global.
- Malásia e China concordam em fortalecer relações bilaterais - 7 de novembro de 2024 8:12 am
- Japão aprova primeira instalação de armazenamento de combustível nuclear - 7 de novembro de 2024 8:03 am
- Lucros de empresas comerciais japonesas caem no 1º semestre de 2024 - 7 de novembro de 2024 7:51 am