Agência Internacional de Energia Atômica critica o Irã, mas as conversações continuam
Membros da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, criticaram o Irã por continuar a enriquecer urânio além dos limites delineados no acordo nuclear de 2015.
O conselho de diretores da AIEA está se reunindo em Viena, Áustria. Os participantes têm discutido as atividades de enriquecimento de urânio do Irã, que descumpriram o acordo nuclear. Eles também têm conversado sobre a descoberta de materiais nucleares em múltiplas instalações não declaradas no país, as restrições de Teerã às inspeções da AIEA, e outras questões.
Louis Bono advertiu que as atividades do Irã estão causando sérias preocupações sobre a proliferação nuclear. Ele pediu ao Irã que usasse de contenção. Um representante da União Européia fez comentários semelhantes.
O Embaixador do Irã, Kazem Gharibabadi, exortou os Estados Unidos a levantar suas sanções o mais rápido possível. Ele afirmou que Washington ainda não mostrou nenhum sinal de que está considerando, seriamente, levantá-las.
Os Estados Unidos e outros países ocidentais exortaram o Irã a exercer contenção. Entretanto, os diretores deixaram de adotar uma resolução contra o Irã, como fizeram em sua reunião anterior, em março.
Muitos observadores acreditam que estão priorizando agora as negociações diplomáticas, já que as conversações indiretas entre os EUA e o Irã estão entrando numa fase final.
Espera-se que as conversações sejam retomadas no sábado (12). No entanto, as duas partes permanecem muito distantes em questões como a extensão de um possível alívio de sanções. Não está claro se as conversações levarão a um acordo.
- 7-Eleven testa robôs de entrega autônoma em Tóquio - 6 de novembro de 2024 5:30 pm
- Rússia se esquiva de comentar chegada de tropas norte-coreanas nas linhas de frente - 6 de novembro de 2024 1:58 pm
- Netanyahu demite ministro da Defesa em meio à crise em Gaza - 6 de novembro de 2024 1:50 pm