Ministros das relações exteriores do G7 discutem questões regionais
O Ministro das Relações Exteriores do Japão expressou preocupação com as tentativas da China de mudar o “status quo” nos mares do Leste e Sul da China, e com a situação dos direitos humanos na Região Autônoma de Xinjiang Uygur.
O Ministro das Relações Exteriores, Motegi Toshimitsu, expressou as opiniões durante o segundo dia da reunião dos Ministros das Relações Exteriores do Grupo dos Sete em Londres, nesta terça-feira (4). Os ministros discutiram questões regionais.
Motegi disse estar seriamente preocupado com a aplicação pela China de uma nova lei da quarda costeira, e com as contínuas e crescentes tentativas de Pequim de mudar unilateralmente o “status quo” nos mares da China Oriental e do Sul da China.
Motegi também disse que o G7 e a comunidade internacional devem gerar uma mensagem unificada sobre a situação dos direitos humanos na Região Autônoma de Xinjiang Uygur.
Com relação à escalada das tensões em Myanmar, Motegi disse que o Japão se congratula com a recente declaração dos líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático, que disseram que pretendem mediar o diálogo em direção a uma solução pacífica.
Motegi destacou a necessidade de o G7 apoiar os esforços da ASEAN e de trabalhar em estreita colaboração com o grupo.
Os ministros das Relações Exteriores do G7 também realizaram um jantar de trabalho na terça-feira (4). Também participaram seus homólogos da Coréia do Sul, Austrália, Índia, África do Sul e o presidente da ASEAN deste ano, Brunei.
O Ministro das Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, deu as boas-vindas aos cinco convidados, observando que seu convite reflete a posição da Grã-Bretanha, como presidente do G7 deste ano, de dar importância ao envolvimento na região Indo-Pacífico.
O Ministro das Relações Exteriores japonês Motegi observou que o convite da Grã-Bretanha foi estendido em tempo hábil, dado o crescente interesse da comunidade internacional pelo significado da região Indo-Pacífico.
Motegi tocou no fato de que a ASEAN surgiu com sua própria iniciativa em relação à região Indo-Pacífico em 2019.
Ele disse que os países do G7 devem intensificar seu envolvimento na ASEAN, e cooperar ainda mais com as nações membros para realizar um Indo-Pacífico livre e aberto.
Os ministros das Relações Exteriores realizarão um terceiro dia de reuniões nesta quarta-feira (5), após o qual se espera que emitam uma declaração conjunta.
*** Translated with www.DeepL.com/Translator (free version) ***
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am