Japão sediará a ‘cúpula de vacinas’ on-line em 2 de junho
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Motegi Toshimitsu, disse que o país sediará uma reunião on-line em nível de cúpula no próximo mês para discutir como promover as vacinas contra o coronavírus chinês no mundo todo.
Motegi disse aos repórteres, nesta terça-feira (11), que o Japão co-organizará a reunião em 2 de junho com a aliança de vacinas Gavi, um grupo internacional que promove vacinações em nações em desenvolvimento. Ele disse que o primeiro ministro, Suga Yoshihide, participará da reunião.
Motegi enfatizou que a aceleração dos esforços para garantir o acesso justo às vacinas é uma questão urgente, uma vez que o coronavírus chinês se espalhou pelo mundo.
O ministro das Relações Exteriores expressou a esperança de que a reunião em nível de cúpula ajude a aprofundar a cooperação internacional para garantir os fundos necessários para fornecer mais doses de vacinas seguras e eficazes para as nações em desenvolvimento.
Motegi sugeriu que o Japão possa considerar o fornecimento de fundos adicionais para COVAX Facility – uma iniciativa global para garantir a distribuição justa de vacinas. O Japão já forneceu 200 milhões de dólares para o programa.
Ele acrescentou que o Japão, como nação anfitriã da próxima reunião, não pode simplesmente esperar e ver como a situação se desenvolve.
- Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza e reassentamento palestino - 5 de fevereiro de 2025 10:30 am
- EUA e China aumentam tensão com novas tarifas comerciais - 5 de fevereiro de 2025 10:03 am
- Trump e Netanyahu discutem cessar-fogo na Casa Branca - 5 de fevereiro de 2025 9:55 am