Japão, EUA e Coréia do Sul trabalharão conjuntamente na questão da Coréia do Norte
Diplomatas do Japão, dos Estados Unidos e da Coréia do Sul concordaram em cooperar estreitamente para a desnuclearização da Coréia do Norte.
O Ministro das Relações Exteriores japonês, Motegi Toshimitsu, o Secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o Ministro das Relações Exteriores sul-coreano, Chung Eui-yong, reuniram-se em Londres na quarta-feira (5), à margem da reunião do Grupo dos Sete Ministros das Relações Exteriores.
Esta é a primeira reunião dos líderes das Relações Exteriores dos três países, desde que a administração do Presidente dos EUA Joe Biden foi empossada em janeiro.
No início das conversações, Blinken explicou em detalhes a política dos Estados Unidos em relação à Coréia do Norte, que foi recentemente revisada pelo governo Biden.
Motegi saudou a nova política. Ele observou que a proposta mantém o objetivo de desnuclearizar completamente a Península Coreana e se compromete a intensificar os trabalhos para garantir a segurança dos aliados americanos.
Motegi acrescentou que os EUA têm se empenhado em tais esforços, ao mesmo tempo em que atribuem importância à estreita coordenação com o Japão e a Coréia do Sul.
Os três diplomatas concordaram em apelar para que Pyongyang cumpra com suas obrigações nos termos das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
Motegi também buscou compreensão e cooperação para resolver questões sobre o sequestro de cidadãos japoneses pela Coréia do Norte. Blinken e Chung expressaram seu apoio.
- Federal Reserve dos EUA corta juros novamente - 8 de novembro de 2024 2:39 pm
- Vulcão na Indonésia entra em erupção; sem vítimas ou alerta de tsunami - 8 de novembro de 2024 2:34 pm
- Bar em Hong Kong oferece coquetéis com shochu de Kagoshima - 8 de novembro de 2024 2:30 pm