Índia exclui empresas chinesas dos testes da rede 5G
O governo indiano anunciou uma lista de empresas autorizadas a participar dos testes nacionais de tecnologia de comunicação 5G, porém, nenhuma empresa chinesa está relacionada na lista.
O governo divulgou a lista de empresas para o período experimental de seis meses na terça-feira (4).
A lista inclui as empresas de comunicação indianas, bem como a finlandesa Nokia, a sueca Ericsson, e a sul-coreana Samsung Electronics. Mas exclui a Huawei Technologies e a ZTE da China.
O governo não deu nenhuma razão para a exclusão. Mas os meios de comunicação indianos dizem que isso tem origem em preocupações com a segurança.
A Embaixada da China na Índia emitiu uma declaração na quarta-feira (5), expressando “preocupação e pesar” pela exclusão.
Ela disse que a decisão “não é propícia à inovação e ao desenvolvimento das indústrias indianas relacionadas”.
Acrescenta que a China “espera que a Índia possa fazer mais para … proporcionar um ambiente de investimento e negócios aberto, justo e não discriminatório para as entidades de mercado de todos os países, incluindo a China”.
As tensões entre a Índia e a China têm sido altas. Suas forças se enfrentaram em uma região de fronteira disputada no ano passado, causando fatalidades em ambos os lados. O governo indiano também proibiu o uso doméstico de dezenas de aplicações lançadas por empresas chinesas.
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am