Grupos anti-golpe formam a “Força de Defesa do Povo” em Myanmar
As forças pró-democracia em Myanmar informam ter criado o que chamam de “Força de Defesa do Povo – People’s Defense Force” para proteger os civis da repressão militar contra os manifestantes contrários ao golpe de 1 de fevereiro.
O Governo de Unidade Nacional – NUG, que foi criado no mês passado por opositores ao governo militar, anunciou a formação da força na quarta-feira (5).
O NUG disse, em uma declaração, que a nova força é precursora de um exército federal que mobiliza minorias étnicas armadas que têm estado em conflito com os militares.
Mas não forneceu detalhes de como a nova força será organizada.
Os militares emitiram mandados de prisão para os membros do NUG, dizendo que foi formado um governo ilegal para subverter o principal órgão decisório estabelecido pelos militares.
Os ministros do NUG incluem membros do partido da Liga Nacional para a Democracia, de Aung San Suu Kyi.
Um grupo local de direitos humanos informou que a violência contra os manifestantes anti-golpe e outros pelas forças de segurança havia matado 769 pessoas até terça-feira.
Observadores dizem que os militares poderiam intensificar ainda mais sua repressão contra os opositores após o último movimento das forças pró-democracia.
- Ministro Luís Roberto Barroso destaca estabilidade institucional e potencial econômico do Brasilem palestra na Expo 2025 Osaka - 19 de abril de 2025 4:57 am
- Novo embaixador dos EUA chega ao Japão otimista - 19 de abril de 2025 2:38 am
- Japão intensifica diálogo com EUA sobre tarifas comerciais - 19 de abril de 2025 2:22 am