Continua o confronto entre Israel e terroristas do Hamas
O ataque aéreo de Israel na Faixa de Gaza continuou nesta segunda-feira (17). A luta, que se iniciou em 10 de maio com o grupo terrorista Hamas atirando cerca de 300 foguetes contra cidades em Israel forçou quase 40.000 pessoas a evacuar na Faixa de Gaza.
Os confrontos deixaram até agora 200 pessoas mortas na Faixa de Gaza, que é efetivamente controlada pelo pelos terroristas do Hamas. Em Israel, 10 pessoas morreram.
As forças israelenses intensificaram os ataques aéreos sobre posições do Hamas, incluindo edifícios que abrigam cidadãos comuns, pois os terroristas posicionam seus lançadores de foguetes em prédios de moradores, escolas, hospitais, etc, fazendo da população um verdadeiro escudo humano.
As Nações Unidas disseram que mais de 38.000 pessoas deslocadas internamente estavam procurando proteção em escolas em toda a Faixa de Gaza dirigidas pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina, ou UNRWA.
Uma companhia elétrica local relatou danos ao equipamento de distribuição de energia devido a ataques aéreos, bem como escassez de combustível resultante do fechamento dos postos de controle por Israel.
Os apagões continuaram por horas.
O porta-voz da UNRWA, Adnan Abu Hasna, apelou para o apoio da comunidade internacional, dizendo que uma situação sem precedentes poderia se desdobrar em meio à escassez de suprimentos como água, eletricidade e medicamentos.
Os Estados Unidos, depois de liberarem cerca de 150 milhões de dólares para a Palestina, enviaram um alto funcionário do Departamento de Estado para a região, numa tentativa de desanuviar a situação.
O presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, reuniu-se com o presidente francês, Emmanuel Macron, na segunda-feira (17). Eles concordaram em continuar coordenando seus esforços para um cessar-fogo entre Israel e os terroristas palestinos.
- Bloco de oposição da Alemanha vence eleições e lidera negociações - 24 de fevereiro de 2025 4:14 am
- Milícia de Myanmar liberta 3.000 estrangeiros forçados a trabalhar em esquema criminoso - 24 de fevereiro de 2025 4:10 am
- Mais neve é esperada na costa do Mar do Japão até segunda-feira (24) - 24 de fevereiro de 2025 4:04 am